fbpx
 

NotíciasPresidente da Funai se reúne com representantes de Amarante para tratar de ampliação da reserva Governador

11 de julho de 2017

Representantes do município de Amarante do Maranhão se encontraram nesta terça-feira (11) com o presidente do FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Franklimberg Ribeiro de Freitas. A reunião foi marcada pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) para tratar de um estudo que tramita no órgão para ampliação da Terra Indígena Governador, dos índios Gavião/Pukobyé. “Se isso acontecer, o município será sufocado economicamente”, explicou o parlamentar.

A proposta, que está em aberto desde 2010, prevê a ampliação da reserva em mais 163.086 hectares, o que equivale a 75% da área do município de Amarante, incluindo 11 assentamentos do INCRA, onde vivem três mil famílias.

Participaram do encontro a prefeita de Amarante, Joice Marinho; o ex-prefeito, dr. Marconi; o presidente da Associação Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários Rurais de Amarante do Maranhão, Emanuel Oliveira, o advogado da Comissão de Proprietários, dr. Luis Antonio Nascimento Curi, além de membro da assessoria técnica da Funai, da Prefeitura e da Liderança do PDT na Câmara.

O presidente da Funai ouviu as explicações dos representantes do município e dos agricultores, que alegam erro de origem no processo, que não partiu de uma demanda da população indígena, nem cumpriu as etapas necessárias de estudo. Franklimberg se comprometeu a considerar as informações dadas e avaliar a situação. Uma nova reunião deve acontecer no segundo semestre, quando o órgão terá uma posição sobre o processo.

“Foi uma reunião muito produtiva”, afirmou Weverton Rocha. Pela primeira vez, Amarante foi ouvida com tranquilidade e acredito que conseguimos colocar luz sobre uma proposta de ampliação que inviabiliza o município e a vida de mais de 26 mil pessoas que vivem nessa área hoje”, completou.

https://wevertonrocha.com.br/wp-content/uploads/2022/10/logo-wr-site.png