Municípios recebem equipamentos agrícolas

0
7

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) participou, em São Luís, de cerimônia realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional (MI), para a entrega de equipamentos de incentivo à produção agropecuária a diversos municípios. Os insumos agrícolas foram adquiridos por meio de emenda do parlamentar, que destinou aproximadamente R$ 7 milhões para 46 prefeituras do estado. O evento, realizado no Palácio dos Leões, teve a presença do governador Flávio Dino.

“Nossa atuação na Câmara Federal tem sido em favor dos menos favorecidos e dos trabalhadores rurais. Hoje estamos fazendo a entrega de tratores, com grades de arar para oito municípios, que vão ajudar na agricultura familiar e na produção local”, destacou o deputado federal. Ele acrescentou que esta semana, no parlamento, houve uma vitória importante para os trabalhadores rurais, na qual se empenhou pessoalmente para a derrubada do veto presidencial que impediria o perdão das dívidas de pequenos agricultores assentados da reforma agrária, que fizeram empréstimos de Créditos de Instalação no valor de até 10 mil reais entre 1985 e 2013.

Equipamentos agrícolas

A emenda do deputado pedetista possibilitou à Codevasf a compra de patrulhas agrícolas mecanizadas, pás carregadeiras, tanques de resfriamento de leite, caixas d´água, baldes de ordenha e vasilhames de leite. Nesta primeira fase foram entregues sete patrulhas agrícolas mecanizadas aos prefeitos Laercio Arruda, de Lago da Pedra; Gilvana do Zé Mario, de São João dos Patos; Seliton Miranda, de São Raimundo do Doca Bezerra; Professora Vanderly, de Anapurus; Vilde, de Tufilândia; Janes Clei, de Formosa da Serra Negra; Jairo Madeira, João Lisboa.  Erlanio Xavier, prefeito de Igarapé Grande, foi contemplado com pá carregadeira. Os demais municípios receberão os insumos em mais duas etapas, previstas para acontecer em setembro e outubro. A próxima entrega será em 14 de setembro.

Os equipamentos serão utilizados pelas comunidades rurais para auxiliar no preparo de áreas para o plantio e a colheita. O objetivo é fomentar o aumento da produção no campo, bem como subsidiar a agricultura familiar nestes municípios, por meio, ainda, da comercialização dos produtos agrícolas para atender o mercado local.

A cerimônia de entrega foi marcada pelas presenças de diversas autoridades, do engenheiro de pesca da Codevasf, William Souza, além do governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, que agradeceu à Codevasf e ao parlamentar pela parceria: “O que temos ao longo séculos são muitas promessas não realizadas e milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais, produtores, agricultores construindo este estado. E é por isto que quero agradecer ao deputado Weverton, porque, infelizmente, não é cotidiano que um parlamentar ou um grupo”.