fbpx
 

NotíciasIncentivo ao produtor rural, à economia e a milhares de famílias maranhenses

12 de maio de 20160

Esta semana foi de boas notícias para 200 mil produtores rurais maranhenses. Por meio da aprovação de destaque de urgência, de minha autoria, a Câmara dos Deputados incluiu 45 municípios do Maranhão na Medida Provisória 707/15, aprovada na última quarta-feira, 4, que trata da renegociação de dívida dos produtores rurais e de caminhoneiros.

Weverton Rocha com Produtores Rurais de São João do Caru MA

Infelizmente, a dívida rural transformou o pequeno produtor em devedor, em decorrência da vulnerabilidade e das variações climáticas. Em nosso estado, destaco a problemática da escassez das chuvas, que comprometeu diretamente a produção agrícola, causando prejuízos e inviabilizando a quitação das dívidas com as instituições financeiras.

Em minhas andanças pelo Maranhão, acompanho a luta incansável desses agricultores ‘guerreiros’ pela sobrevivência. Lembro de uma das minhas visitas a Amarante, onde tive a oportunidade de conhecer Sr. Manoel, um senhor de 55 anos, que há mais de 30, tira seu sustento da agricultura familiar. Ele passava por dificuldades devido à falta de incentivo do governo e acúmulo de dívidas, e em desabafo emocionado expressou sua preocupação a todos os presentes em uma reunião que participei no município.

Por Sr. Manoel, Sr. Francisco, D. Maria e todos os pequenos produtores que lutam diariamente, unimos forças, ao longo da tramitação da MP, para resolver a problemática da dívida. Enfrentamos um processo intenso de discussão com instituições financeiras, representantes dos agricultores, governo federal e parlamentares. Era necessário definir os melhores prazos e condições de pagamento, propiciando a esses produtores estímulo para a quitação de suas parcelas.

Com a aprovação da MP e aprovação unânime da minha emenda, os agricultores maranhenses terão descontos de até 95% na renegociação de dívidas e mais tempo para liquidar os débitos contraídos, sem a ameaça de perder suas terras por execuções judiciais e sem ter o nome inscrito na Dívida Ativa da União. O prazo de renegociação foi ampliado por mais um ano, até 31 de dezembro de 2017.

Tudo que os produtores rurais mais precisam, nesse momento difícil que o Brasil vive, diante de um quadro de incertezas na economia e política, é de incentivo para que possam continuar motivados para trabalhar em suas terras, produzindo, sustentando a família e podendo honrar suas dívidas.

A minha postura, bem como de todos aqueles que integram o PDT, será sempre de atuar a favor dos trabalhadores, dos servidores e das pessoas que mais precisam do Estado e do trabalho parlamentar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://wevertonrocha.com.br/wp-content/uploads/2022/10/logo-wr-site.png